Nariz e cavidades Nasais

O nariz, a parte superior da via respiratória, contém o órgão periférico do olfato, e é dividido em narinas direita e esquerda pelo septo nasal. Cada narina pode ser dividida em uma região olfatória e uma região respiratória. As funções do nariz e das cavidades nasais são: respiração, olfação, filtração de poeira, umidificação do ar inspirado, e recepção de secreções dos seios paranasais e dos ductos nasolacrimais.

O nariz varia consideravelmente em tamanho e formato, sobretudo em decorrência de diferenças nas cartilagens nasais e na profundidade da glabela. O nariz projeta-se para a frente e para baixo a partir da face, à qual sua raiz se une logo abaixo da fronte. O dorso do nariz estende-se de sua raiz até o ápice (ponta). Sua face inferior apresenta duas aberturas, denominadas narinas, separadas pelo septo nasal. Cada narina é limitada lateralmente por uma asa, a parede lateral do nariz. As aberturas posteriores ou coanas abrem-se na parte nasal da faringe.

 O septo nasal parcialmente ósseo e parcialmente cartilaginoso divide o nariz em duas cavidades estreitas. A parte óssea do septo geralmente está localizada no plano mediano até os 7 anos de idade; depois disso, com freqüência, desvia-se ligeiramente para um lado, freqüentemente para a direita. O septo nasal possui três componentes principais: a lâmina perpendicular do osso etmóide; o vômer; e a cartilagem do septo nasal. A lâmina perpendicular, que forma a parte superior do septo, é muito fina e desce a partir da lâmina crivosa do osso etmóide. O vômer, um osso fino e plano, forma a parte póstero-inferior do septo; ele se articula com a lâmina perpendicular do etmóide e com a cartilagem do septo nasal.

 O dorso imóvel do nariz (ponte), a parte óssea superior, é constituído por ossos do nariz, processos frontais das maxilas e a parte nasal do osso frontal. A parte cartilaginosa e móvel do nariz consiste em cinco cartilagens principais e algumas menores. As cartilagens nasais compostas por cartilagem hialina, estão conectadas entre si e aos ossos do nariz pela continuidade do pericôndrio e periósteo, respectivamente. As cartilagens alares do nariz, em forma de U, são livres e móveis. Elas dilatam ou constringem as narinas quando os músculos nasais externos se contraem.

            As cavidades nasais, que têm por entrada as narinas, abrem-se na parte nasal da faringe através das coanas. A túnica mucosa reveste toda a cavidade, exceto o vestíbulo. A entrada para o vestíbulo do nariz é revestida por pele tanto no lado do septo quanto na parede lateral.