Paredes da Orbita

 

Como foi dito anteriormente, a órbita é constituída por quatro paredes: superior, inferior, medial e lateral, tendo cada um importância no que conta ao suporte e protecção da órbita e interligação da órbita com outros ossos. As paredes de cada órbita são constituídas por 7 ossos:

Parede superior (2 ossos): asa menor do esfenóide e osso frontal.

Parede inferior (3 ossos): zigomático, maxilar e palatino.

Parede medial (4 ossos): maxilar, lacrimal, etmóide e esfenóide.

Parede Lateral (2 ossos): asa maior do esfenóide e zigomático. (Richard L. Drake, 2008)

 

Pormenorizando,

A Parede superior é o pavimento da fossa cerebral anterior, tendo a forma dum triângulo de base anterior e vértice posterior. É constituída pelas fossas orbitárias do osso frontal e pela face inferior das pequenas asas do esfenóide. Articula com o seio frontal.

 

A Parede inferior é constituída em 2/3 internos pela face orbitária da apófise piramidal do maxilar superior. É formada pela parte superior da pirâmide do maxilar superior, pela parte superior do malar e pela parte superior da apófise orbitária do osso palatino. A apófise orbitária do osso malar forma a porção ântero-externa do pavimento Na união desses três ossos forma-se um surco ósseo denominado canal sub-orbitário.

 

A medial: paralela ao plano médio do corpo, é formada pelo osso lacrimal, pelo osso plano do etmóide, pela parte externa do corpo do esfenóide (situada adiante da extremidade interna da fenda esfenoidal) e a apófise crescente do maxilar superior (situada atrás da crista lacrimal anterior).

 

A lateral: formada pelo osso malar (apófise orbitária), pela asa maior do esfenóide e pela parte mais externa do osso frontal. É triangular e os 2/3 posteriores são constituídos pela face orbitária da face exocraniana da grande asa do esfenóide, que são completados adiante pela apófise orbitária do osso malar e pela apófise orbitária externa do frontal e pela porção contígua da fosseta lacrimal do frontal. (Madeira)